Programa Alimentar
Programa Alimentar

Fornecimento de Refeição

O Município de Viseu assegura o serviço de refeição a todas as crianças que se encontrem a frequentar os estabelecimentos do 1º Ciclo do Ensino Básico do Concelho. É atribuída a gratuitidade no serviço de almoço aos alunos posicionados no escalão A e a comparticipação de 50% sobre o valor de cada refeição aos alunos posicionados no escalão B. O custo da refeição corresponde ao publicado anualmente pelo Ministério da Educação para os restantes Ciclos do Ensino Básico.

As refeições escolares são monitorizadas durante o ano letivo por empresa especializada e contratada para o efeito mediante concurso, reforçando por esta via a qualidade e a segurança alimentar destas refeições.

São ainda fornecidos códigos de acesso aos Encarregados de Educação para o portal Siga Edubox, aonde podem consultar as ementas, bem como os registos de consumo dos seus educandos, correspondentes faturas, referências multibanco, valores em pagamento e outras informações que se considerem oportunas.

Para aceder à Plataforma SIGA aceda aqui.

 

Lanche Escolar

A implementação Programa de Lanches Escolares, aos Alunos do 1.º Ciclo do concelho, tem como objetivo principal a promoção de hábitos alimentares saudáveis, visando assim contribuir para a saúde dos jovens e reforçar o apoio à Família. Este Programa vem promover, ainda, a redução dos custos sociais e económicos inerentes a regimes alimentares menos saudáveis.

O 'lanche escolar' é gratuito para os alunos dos escalões A e B, enquanto para os restantes alunos o valor a suportar pelos encarregados de educação é de 0,42 cêntimos/lanche.

A Câmara promove uma alimentação saudável – pão de mistura, iogurte, bolacha maria, gelatina, manteiga ou compota – ajudando a criar bons hábitos alimentares e previnindo eventuais casos de carência alimentar. O Município de Viseu aderiu ao projeto 'Heróis da Fruta, Lanche Escolar Saudável' e desafia as escolas do município a implementarem este programa educativo no ano letivo 2020/2021. Este é um investimento municipal que ronda os 76.013,63 €.

 

Regime da Fruta Escolar (RFE)

A Câmara Municipal de Viseu apresentou ao Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) uma candidatura ao Regime da Fruta Escolar (RFE), portaria n.º1242/2009, de 12 de Outubro, tendo a mesma sido aprovada.

O objetivo do RFE é promover hábitos de consumo de alimentos benéficos para a saúde das populações mais jovens. Neste sentido, o Município distribui de forma gratuita uma peça de fruta (maçã, pera, tangerina e clementina) duas vezes por semana. Este investimento de 22.174,42 € é dirigido a todos os alunos das escolas do 1º Ciclo do concelho.

setembro 2020