Estão abertas as inscrições na Orquestra ORFF Viseu Educa
Estão abertas as inscrições na Orquestra ORFF Viseu Educa
15-10-2021

Sabia que a aprendizagem musical pode proporcionar um estímulo fantástico para o desenvolvimento do cérebro do seu educando?

No programa VISEU EDUCA, estamos convictos que já ninguém dúvida dos benefícios da aprendizagem musical na infância. Além de ser uma atividade divertida e prazerosa, reconhece-se, igualmente, muitas vantagens para o seu desenvolvimento físico, cognitivo e emocional. Constata-se que ouvir ou tocar música na infância melhora a concentração e as habilidades motoras e estimula a comunicação, ao mesmo tempo que potencia a imaginação, a criatividade e a linguagem. Estudos realizados em crianças do 1º ciclo do ensino básico apontam para a conclusão que tocar um instrumento musical causa mudanças duradouras no nível do cérebro nas áreas envolvidas com o processamento musical, fortalecendo igualmente as conexões entre ambos os hemisférios cerebrais em crianças.

Reconhecendo estes benefícios, a Câmara Municipal de Viseu pretende dar condições para que as crianças do concelho tenham acesso a um ensino musical de qualidade. A 'Orquestra ORFF Viseu Educa' insere-se nesta aposta de aprendizagem musical para a infância.

Numa perspetiva assumidamente INCLUSIVA, procura promover o encontro de crianças dos 3º e 4º anos de escolaridade de todos os Agrupamentos de Escolas do concelho, envolvendo assim, não só os alunos, mas também as famílias para o desenvolvimento do gosto pela área artística musical.

Procura dinamizar atividades musicais pedagógicas e performativas, encaminhadas para o reforço da motivação e promoção de sucesso educativo.

Este projeto será de frequência GRATUITA, de duração anual e periodicidade semanal (aulas de 60 minutos). Decorrerá nas instalações do Orfeão de Viseu, na Rua Serpa Pinto. Será orientada e supervisionada pela equipa pedagógica do programa municipal VISEU EDUCA.

A inscrição dos alunos será realizada através deste formulário online: https://forms.gle/wwWd41hbHEaQb4VaA ou através da plataforma de gestão municipal de educação SIGA. (Área reservada do encarregado de educação | separador CANDIDATURAS).

Após a recolha de inscrições, os Encarregados de Educação serão contactados para o início das atividades, que ainda se prevê para este mês de outubro.

Contactos:
VISEU EDUCA | Divisão de Desenvolvimento Educativo e Gestão Escolar
232 427 433 | educacao@cmviseu.pt