Escola Secundária Viriato recebe prémio Gandhi, em Lisboa
Escola Secundária Viriato recebe prémio Gandhi, em Lisboa
18-10-2021

A cerimónia de entrega da primeira edição 'Prémio Selo Gandhi de Educação para a Cidadania', subordinado ao tema 'bem-estar animal', decorreu no passado dia 12 de outubro, pelas 11 horas, no Centro Hindu em Portugal, sito em Lisboa, na Alameda Mahatma Gandhi.

A Escola Secundária Viriato foi uma das 30 escolas vencedoras, tendo estado representada pela aluna Marta Rodrigues, acompanhada da coordenadora da Educação para a Cidadania da escola.

A cerimónia contou com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues e do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, assim como os mais altos representantes da comunidade Hindu em Portugal.

O Prémio Gandhi premiou, em função de uma primeira votação online e posteriormente de uma votação de um júri constituído para o efeito, 30 escolas de norte a sul do país e da região autónoma dos Açores. Estas desenvolveram projetos inspirados nos pensamentos e afirmações do líder indiano. De acordo com a informação já divulgada e tornada pública do Ministério da Educação, 'pretendeu-se não apenas honrar e dar a conhecer Mahatma Gandhi como um dos grandes líderes pacifistas do Sec. XX e da luta pela dignidade da pessoa humana, mas também dar a conhecer a visão humanista das suas ideias no combate à intolerância, à discriminação e ao autoritarismo. Este prémio surge no contexto do desafio lançado às escolas para desenvolver uma cultura humanista, centrada na pessoa, na dignidade humana e na ação sobre o mundo enquanto bem comum a preservar'.

A Escola Secundária Viriato participou com o projeto inclusivo intitulado 'Viver em Harmonia no Ecossistema Viriato', envolvendo várias turmas e um número significativo de alunos e professores, bem como outros membros da comunidade escolar. Foi com enorme satisfação que arrecadou mais esta distinção, indo ao encontro do pensamento do Ministro da Educação que diz que 'este prémio vem reconhecer escolas que estimulam a participação ativa dos nossos jovens na construção crítica de sociedades mais justas, solidárias, igualitárias e inclusivas, sempre na defesa da democracia e na defesa dos direitos humanos'.

O prémio Gandhi foi anunciado pela primeira vez em dezembro de 2019 pelo Primeiro-Ministro, numa visita oficial à Índia no âmbito das comemorações do 150.º aniversário de Mahatma Gandhi.

Na cerimónia de entrega do Selo Gandhi, o Primeiro-Ministro, António Costa, explicou que o objetivo deste prémio visa desenvolver os ideais de Gandhi e que a primeira edição, dedicada ao bem-estar animal, foi inspirada pela citação de Gandhi que afirma que 'a grandeza de uma nação e o seu progresso moral podem ser julgados pela forma como os seus animais são tratados'.