Eco-Escolas
Eco-Escolas

Programa Internacional

O Eco-Escolas é um programa internacional da 'Foundation for Environmental Education' desenvolvido, em Portugal, desde 1996, pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Pretende incentivar e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

Para que a Escola possa ser considerada Eco-Escola e desta forma conquistar a Bandeira Verde, torna-se necessário implementar uma série de passos:

  • Conselho Eco-Escolas
  • Auditoria Ambiental
  • Plano de Ação
  • Trabalho Curricular
  • Monitorização e Avaliação
  • Envolvimento da Comunidade
  • Eco-Código

Cumulativamente, a Escola terá que cumprir no mínimo 2/3 do plano de ação elaborado no inicío do ano letivo e desenvolver atividades no âmbito dos temas base e temas do ano. O Município de Viseu participa como município parceiro neste Programa, desde 2015.

No ano letivo de 2017/2018, foi organizada a Rota pela Floresta em parceria com as todas as Eco-Escolas do concelho de Viseu.Foram envolvidos mais de 400 jovens numa ação de limpeza e plantação de árvores no Monte de Santa Luzia. Este evento mereceu por parte da ABAE, em janeiro de 2019, um Menção Honrosa, que foi entregue no Seminário Nacional Eco-Escolas em Lagoa.

No ano letivo 2018/2019, o Município impulsionou as Eco-Escolas a aderirem ao Projeto Rota da Cidadania. projeto que culminou com a celebração do Dia Eco-Escolas e do Ambiente no dia 5 de junho de 2019.

Como objetivo principal estabelece-se o crescimento do número de Eco-Escolas, desta forma ambiciona-se alargar a consciência sobre as boas práticas relativamente a esta temática do ambiente, hoje mais do que nunca, estruturante para a sobrevivência do nosso Planeta.